terça-feira, 17 de maio de 2011

avaliação/estudo de caso_ conjunto habitacional jardim das palmeiras

O Conjunto Habitacional Jardim das Palmeiras localiza-se no setor sudoeste da cidade de Uberlândia (Zona Residencial 2) e faz parte do Programa de Arrendamento - PAR, destinado a moradores com renda entre 03 e 04 salários mínimos.




A habitação proposta possui sala, cozinha, uma pequena área de serviço semi-coberta, 03 quartos, 01 banheiro e quintal descoberto nos fundos, totalizando cerca de 51,30 m² de área interna.
A proposta original a ser entregue aos moradores teria apenas 02 quartos, porém seriam construídos muros nos limites do terreno. No entanto, moradores e construtora e moradores entraram em um acordo de forma que a moradia passou a ser entregue com mais um quarto e sem os muros. Podemos observar que a grande maioria dos moradores construiu os muros por conta própria. 



Há casos claros de alterações nas casas, principalmente na implantação de coberturas na área dos afastamentos laterais e frontal. Outra curiosa alteração é a opção pelo portal de garagem de automóvel na fachada, mesmo não havendo automóveis na residência. As modificações feitas no interior das residências seguem duas linha, soluções improvisadas à alguma questão da ocupação ou modificações estéticas

Para avaliação do espaço interno das habitações foram escolhidas 03 casas de forma aleatória e aplicados o questionário oferecido pela disciplina aos moradores, como uma tentativa de entender a relação entre habitação e seus apropriadores, as dificuldades, necessidades, satisfações, e até mesmo sua identificação com a residência, mas principalmente como eles avaliam as relações [mobiliário X habitação] e [mobiliário X necessidades.]

É válido ressaltar que os dados apresentados nas entrevistas foram evidenciados pelos próprios moradores, sem nenhuma alteração. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário